quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Receita fácil de panetone



Sou muito fã do Luiz Américo Camargo! Tenho o livro "Pão nosso" (e super recomendo) e já pirei nos pães de fermentação natural (amo).

Confesso que panetone sempre foi uma coisa que a minha tentava fazer em casa e nunca ficava tão bom quanto o comprado no mercado... Então, sempre achei que era mais fácil, prático e gostoso comprar um pronto. Mas depois que vi a receita do panetone do Luiz Américo, fiquei com vontade de fazer e...e...deu muito certo!

O cheiro e gosto fica igual ao comprado! Juro!

Importante: essa receita não é a do livro "Pão nosso" (feita com fermentação natural), e sim, é a receita que ele publicou em sua fanpage, feita com fermento biológico granulado.

Já fiz 3 vezes e, em todas as vezes, ficaram ótimos.

Segue a receita:

Ingredientes
500 g de farinha de trigo branca (obs minha: em todas as vezes, usei somente 400g e ficou no ponto)
150 ml de leite
2 ovos
50 g de manteiga
80 g de açúcar
6 g de sal
8 g de fermento biológico seco instantâneo
Raspas de um limão siciliano e de uma laranja grande (tipo bahia)
100 g de passas
100 de frutas cristalizadas
1 colher de chá de essência de baunilha

Preparo
1)Numa tigela, dilua o fermento no leite, que não deve estar gelado. Bata os ovos num prato, usando um garfo, e junte à tigela. Some a farinha, mas não toda (guarde uns 50 g) e o sal, mexa bem, para que os líquidos sejam absorvidos.
2)Forme uma massa e eixe descansar por 20 minutos.
3)Paralelamente, numa outra tigela, misture o acúcar à essência de baunilha, para aromatizá-lo. Adicione a manteiga, que deve estar em ponto de pasta, e agregue tudo muito bem.
4)Junte a manteiga com o açúcar aromatizado à massa e misture tudo muito bem, primeiro com uma colher, depois usando as mãos para sovar. À medida que for apertando e esticando a massa, vá introduzindo o restante da farinha, para ser incorporada na sova.
5)Trabalhe a massa com delicadeza por dez minutos. Forme uma bola e deixe crescer por 2 horas.
6) Enquanto espera, prepare os demais ingredientes, que serão incorporados depois: raspe a casca um limão siciliano, de uma laranja, e separe as frutas cristalizadas e as passas.
7) Depois que a massa tiver crescido, despeje-a numa bancada. Aperte a massa, achate-a. Comece a agregar as raspas, as passas e as frutas cristalizas. Distribua tudo muito bem.
8) Separe em duas porções iguais, para ter dois panetones. Modele uma bola com cada uma das partes, e coloque para descansar dentro de uma fôrma de papel própria para panetone. Se não tiver a forminha, use, por exemplo, um tigela de cerâmica, tipo ramequin, untada com manteiga.Deixe descansar por 1 hora.
9) Aqueça o forno a 200 graus, por 30 minutos.
10) Por fim, coloque um pedacinho de manteiga sobre cada massa. Com uma faca afiada, estilete ou bisturi etc faça uma cruz, pequena e superficial, sobre os panetones. Ponha as duas fôrmas sobre uma assadeira e leve ao forno por 30 a 35 minutos. Se achar que os panetones estão ficando escuros antes da hora, tire do forno, coloque um papel alumínio por cima e volte ao forno.

O cheiro desse panetone assando é muiiitttoo bom!
Vale super a pena.
Viva ao Luiz Américo Camargo.

Bjos,


Nenhum comentário:

Postar um comentário