quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Quais os melhores produtos para o bebê: dove ou natura?

Como mãe de primeira viagem, ainda fico horas cheirando cada um dos produtos infantis das prateleiras dos mercados e farmácias. Na gravidez eu parei de vez de usar perfumes, então estou com o olfato muito mais apurado e fico super incomodada com cheiros fortes. A primeira linha de higiene que comprei para o Miguel foi o mini kit da natura com sabonete líquido, hidratante, perfume e lenços umedecidos:

                                    

O kit é bem fofo, pois é bem pequenininho (50 ml), o que é ótimo para experimentar. Gosto muito do cheiro, mas é fundamental experimentar na pele. Na minha opinião, o cheiro é gostoso, mas muito forte para um recém-nascido. Fica parecendo cheiro de talco, então acho que não vai ser legal usar em bebê.

Já o kit Dove, já fiz resenha sobre esse kit, eu achei o cheiro bem mais suave, neutro e fresquinho. A minha ideia é usar o kit dove junto com o Miguel. Como vou ficar grudadinha com ele, não quero usar os produtos de higiene que já uso, pois o cheiro pode incomodar o Miguel. Assim, a minha necessaire para a maternidade vai repleta de produtos da linha infantil dove: sabonete líquido, hidratante, shampoo e condicionador.

                                    

Ainda não testei os produtos da Johnson, mas farei isso em breve.
Por enquanto, a linha dove tem sido a minha preferida.
Fiz uma postagem comparando os cremes contra assaduras: desitin, dove e bepantol.
Fica a dica,
Bjo,




                                                   

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Para que serve o creme protetor de seios da Granado?


Pele descrição da embalagem o produto serve para:

"Cuidado diário para lactantes, previne e auxilia a cicatrização da fissura mamária. Produto à base de lanolina, promove a hidratação e emoliência dos mamilos durante o período pré-amamentação e amamentação. Ajuda a proteger e melhorar a condição da pele dos seios durante o aleitamento. Pode ser usado a partir do 6º mês de gestação. Produto hipoalergênico e não tóxico. Dermatologicamente testado."

Bom, como quero muito amamentar o Miguel e já ouvi horrores sobre as dores causadas pelas fissuras no bico dos seios, resolvi comprar esse creme e, seguindo as recomendações da embalagem, já começar a usar desde o 6º mês visando preparar o seio para a amamentação.

O creme não tem cheiro e é bem consistente, por essa razão, um tubo deve durar muito, pois só deve ser aplicado no mamilo uma vez ao dia.

Por enquanto não dá pra dizer se o creme é bom ou ruim, mas acho que vale a pena experimentar produtos que possam ajudar a evitar problemas futuros. Outro ponto positivo é que é um produto nacional, fácil de achar e tem um preço bem acessível (26, 50 reais). Confesso que fico meio de saco cheio das indicações de produtos importados e super caros. Parece que não temos opções boas aqui no Brasil, o que nem sempre é verdade.

Bjos,




Por que as grávidas tomam a inibina?


Na 25ª semana de gravidez, fiquei uns três dias sentindo um peso além do normal no pé da barriga, uma pressão estranha, uma dor ao andar... mas como venho sentindo essas dores ao longo de toda a gravidez, achei que fosse normal. Até que no terceiro dia, resolvi ligar para o meu obstetra e ele pediu pra que fosse para um pronto-socorro fazer exames. Lá vou eu à noite para o hospital e, após os exames de toque, o obstetra plantonista disse que estava tudo bem, que não havia nenhuma alteração no colo do útero ou com o bebê. Maravilha! Tomei um buscopan para aliviar a dor e voltei pra casa, isso foi na sexta-feira. Na segunda, tinha logo cedo uma consulta com o meu obstetra que, ao examinar o colo do útero, identificou um leve início de trabalho de parto... Fiquei arrasada!

Daí ele passou o Inibina, algumas vitaminas e descanso absoluto. E logo eu que não havia tomado nenhum remédio durante esses 5 meses de gravidez, agora tenho que tomar um monte de vitaminas e um vasodilatador para evitar o parto prematuro. Mas o que importa é manter a saúde minha e do bebê. E confesso que já estou me sentindo bem melhor em relação às dores e pressão na barriga, bem como tem me feito bem descansar, ficar trabalhando na cama, quase deitada. Nessa posição não sinto forçar a região pélvica, o que tem aliviado muito as dores.

Não tive nenhuma reação ao inibina, portanto, as mamães podem tomar tranquilas essa medicação quando for receitada pelo médico. Pesquisei na internet e foram raros os casos de gestantes que tiveram algum efeito colateral. Claro que se pudesse escolher, não tomaria nenhum remédio, mas não posso e nem quero colocar a saúde do bebê em risco.

Junto com a medicação, o obstetra me orientou a beber 3,5 de água por dia. Isso mesmo, quase um afogamento, mas super necessário para a diluição da urina e evitar qualquer tipo de infecção urinária.

E agora é ter cuidado e esperar que o Miguel aguarde, pelo menos, até a 37º semana da gestação.

Bjo,





quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Posições para amamentação

Fonte: Albert Einstein

Amamentação: O que é bico de seio raso ou invertido?


Apesar da amamentação ser um processo natural, quando comecei a pensar em amamentar me veio uma série de dúvidas e medos. Pra começar, o que é bico de seio raso ou invertido?
Veja a ilustração abaixo:

Se você tiver o mamilo raso ou invertido, é preciso informar ao seu obstetra e começar a fazer um tratamento. A base para o tratamento são massagens, mas que deve ser indicada e acompanhada por um profissional.

Fica a dica.
Bjo,


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Dicas de roupas para gestante: camisolas

Além do enxoval do bebê, a mãe deverá levar para a maternidade o seu enxoval, que geralmente é composto por camisolas, robes e chinelo.
Como o Miguel vai nascer em maio, período frio aqui em SP, é importante pensar em um tecido que aqueça, então, nada de cetim ou seda que são fresquinhos e ótimos para o verão.
Pesquisando em lojas e sites, encontrei uma loja online com modelos básicos, confortáveis e a ótimos preços. Resolvi fazer o teste e comprar algumas peças para conferir a qualidade dos produtos e também a credibilidade da loja.
Fiz a seguinte compra:

Camisola para amamentação em malha lisa (42 reais)`. O modelo é simples e confortável: 



Robe longuete em liganete (44 reais). É simples e fica bem por cima da camisola para amamentação:


Camisola em malha (42 reais). É um modelo bem confortável:


Gostei dos produtos da loja RMD e já estou pensando em comprar mais algumas peças para o meu enxoval. Em comparação a outras lojas em que pesquisei, os modelos são praticamente os mesmos, porém, com os preços mais elevados. Então, achei que super valeu a pena, mesmo pagando o frete de 16 reais.

Fica a dica,
Bjos.



 

Dicas de roupas para gestante: calças

Na gravidez a alegria da mamãe é comprar o enxoval para o bebê...é um momento realmente delicioso. No meu caso, de tanta empolgação com as roupas do Miguel, esqueci de comprar roupas pra mim. Na verdade, como só ganhei "barriga", ainda continuo usando a maioria dos vestidos e blusas que usava antes da gravidez. Só as calças, shorts e saias que não tem como usar, pois apertam a cintura (e cintura é uma coisa que as grávidas não tem mais).

Fui a uma loja específica para roupas de gestantes e achei os preços extremamente abusivos. E olha que foi a uma loja na rua 12 de outubro no bairro da Lapa (quem conhece SP sabe que é uma rua de roupas populares). Uma calça jeans estava em média 260 reais! Na minha opinião, tem coisas que são caras e tem coisas que são abusivas. Essa loja entrou na categoria super abusiva!

Bom, como fui disposta a comprar calças, acabei comprando uma legging para gestante (65 reais) e uma calça de viscose (135 reais). Não foram baratas, mas a qualidade é muito boa. A legging tem uma faixa grossa na cintura que ajuda na sustentação da barriga. E a calça de viscose é bem social, folgadinha nas pernas e confortável na cintura, excelente para usar no trabalho.

                                           

Acredito que essas duas peças básicas serão suficientes até o final da gravidez, e pela modelagem, acredito que consiga usar mesmo quando a barriga voltar ao normal  (e espero que volte!).

A legging pode ser usada tanto com blusas mais justas como com aquelas mais folgadinhas. Já a calça de viscose fica bem com camisas e blusas mais sociais.

Fica a dica!

Bjos,




quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Sintomas do 5º mês de gravidez




Até o 3º mês confesso que foi bem difícil me acostumar com todas as mudanças no corpo: mal estar, cansaço infinito, enjoo, falta de apetite e indisposição. Quando entrei no 4º mês comecei a melhorar, os sintomas anteriores foram se dissipando e hoje, no 5º mês, me sinto bem, com bastante energia!

Os sintomas que tenho sentido é o peso da barriga, dói a coluna e, principalmente, a região pélvica. O que tem me ajudado muito é o uso da cinta para gestante (fiz um post sobre a cinta), pois ela equilibra o peso da barriga com a coluna. O alívio é imediato pra mim. Sei que deveria fazer algum exercício físico, mas é bem difícil por conta das dores que sinto.

Outro sintoma crescente é o refluxo, o que torna a minha noite de sono bem complicada. Além de não ter uma posição confortável para dormir, a queimação no esófago me faz despertar e ter que ficar sentada na cama até melhorar. Para aliviar, uso vários travesseiros, pois é importante manter a cabeça mais elevada que o restante do corpo. Uma dica para amenizar o refluxo é o cuidado com a alimentação. Eu tenho evitado os alimentos indigestos, o que acredito que seja muito variável de pessoa para pessoa. No meu caso, por exemplo, eu parei totalmente de comer pão, pois sempre que comia percebia que a digestão era lenta e me deixava com gases. E foi assim, prestando atenção em como meu corpo reagia a cada alimento que fui fazendo escolhas e melhorando o problema do refluxo. Comer em pequenas porções também ajuda muito, pois o sistema digestivo da grávida trabalha mais lentamente.

Tenho sentido mais fome também! E tenho ficado bem atenta, pois como trabalho em casa, fica fácil assaltar a geladeira. Como sempre tive uma alimentação saudável, não tenho problemas em comer bastante frutas e legumes. Também tenho evitado sal, pois as vezes me sinto levemente inchada. Meu obstetra sempre fala sobre a importância de controlar o peso na gravidez, o que garantirá um parto mais tranquilo. Isso não quer dizer que se tenha que fazer uma dieta restritiva na gravidez, mas sim, prestar atenção nos alimentos que são importantes para a saúde da mãe e do bebê.

Fica a dica!

Bjos,



terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Como lavar as roupinhas do bebê que vai nascer?


Estou no 5º mês de gravidez, 25 semanas, e até agora vivi a farra de montar o enxoval do bebê. Uma coisa hoje, outra amanhã, um monte no mês passado...ufa!  Mas é muito gostoso comprar roupinhas, escolher toalhas, jogos de berço...
Mas hoje me dei conta de que as roupinhas precisam ser higienizadas e não sabia como fazer isso!
Pesquisando na internet "peguei" as seguintes dicas:

Qual o melhor momento para lavar as roupinhas do bebê?
O período ideal é a partir do 7º mês. Daí você já vai arrumando a malinha para a maternidade. Já comprou os saquinhos para separar as roupinhas da maternidade? Então dá uma olhada nesse post que fiz sobre esses saquinhos.

Qual sabão utilizar?
Tem que ser sabão específico para roupas de bebê, de coco ou neutro, pois possuem menos ácido na composição. É importante que o sabão seja suave e não deixe cheiro forte na roupinha do bebê, pois pode causar alergias. Segue alguns produtos fáceis de encontrar no mercado:

DSC_0065 cópia

Pode usar amaciante nas roupas do bebê?
Não, nada de amaciantes, alvejantes, sabão em pó comum ou removedor de manchas. Dispense produtos químicos usados em roupas de adultos e até mesmo os produtos infantis, que devem ser utilizados somente a partir do quarto ou quinto mês, quando a pele do bebê fica mais resistente.

Pode usar máquina de lavar?
Não há nenhuma contra-indicação em usar a máquina de lavar. Porém, para as peças mais delicadas, prefira a lavagem à mão. O mais importante é caprichar no enxágue para que não fiquem resquícios do produto no tecido.

Pode usar secadora?
Não há nenhuma restrição quanto ao uso da secadora.

Tem que passar ferro?
Depende, se você secar no varal, é bom passar ferro. Mas quem usa a secadora, se você tirar assim que o ciclo de secagem terminar, as roupas só precisarão ser dobradas, pois estarão quentinhas e maleáveis.

Até a chegada do bebê, as roupinhas lavadas devem ser armazenadas em sacos plásticos para evitar poeira. Outro ponto importante é ter um balde separado para colocar as roupinhas sujas do bebê. Não é aconselhável misturá-las com roupas de adultos.

Essas dicas servem não só para as roupinhas do bebê, mas para todo o enxoval.

Fica a dica.
Bjos,



quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Enxoval: saquinhos para roupas do bebê




Até engravidar nunca tinha ouvido falar nestes saquinhos de tule para colocar as roupinhas do bebê para levar para a maternidade. Mas agora que estou organizando o enxoval do Miguel, vi que esses saquinhos são úteis para colocar as peças que o bebê usará em cada dia que estiver na maternidade.

É uma forma de deixar a maleta do bebê organizada e também de fazer as combinações de roupinhas para os primeiros looks do baby.

Existem vários modelos:

Tule

Tecido
Tecido e plástico

Plástico
Personalizados

São muitas opções e preços variados. Eu comprei saquinhos simples de tule que encontrei no Mercado Livre. Três saquinhos custam 10 reais, fora o frete:                                     
Fica a dica! Clique aqui e veja também a dica de lembrancinhas de maternidade úteis.
Bjos,


Gravidez: dicas de como disfarçar os cabelos brancos

                                              
Não tem jeito, por mais que digam que não existe comprovação de que a tintura de cabelo pode fazer mal ao bebê em formação, ninguém quer pagar pra ver né?
Assim, a melhor forma de disfarçar os branquinhos é usando maquiagem para cabelo, que são aqueles bastões com escovinha que parecem uma máscara para cílios. Eu mesma usei bastante as minhas máscaras de cílios antes de comprar esse produto específico. A diferença é que é mais barato, eu comprei o Lápis Retok Liquid da marca Anaconda e achei que serve bem pra disfarçar as raízes. Custou 24 reais.
                                          Lápis Retok Líquido Cabelo Anaconda Preto
Tem também um bastão que parece um batom, esse eu comprei mas não usei ainda, é o Retok Stick para cabelos da Anaconda. Custou 15 reais.

                                         Retok Stick Para Cabelo Anaconda Castanho Médio

Depois dos 3 primeiros meses de gestação, comecei a usar a tintura Henna da Surya, que é natural e foi liberada pela minha dermatologista. Fiz uma resenha sobre essa tintura em outro post.

Além da maquiagem e da tintura, tem também alguns truques que funcionam bem, como usar lenços na cabeça. Olha a dica abaixo:


Fica a dica!

Bjos,


terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Eu quero parto normal!



Eu quero que o Miguel nasça de parto normal! 
Acredito que o corpo da mulher foi feito para reproduzir, portanto parir, por mais doloroso que possa ser, faz parte da natureza feminina e confio em "minha mecânica corporal".
Não, não faço nenhuma apologia ao parto normal, humanizado ou cesária. Acho que a mulher tem que escolher de forma consciente a forma que quer trazer o seu filho ao mundo.
Só acho que algumas "justificativas" ficam muito além - e aquém - do meu entendimento. 
Por exemplo: 
- Quero que meu filho nasça no dia e horário que eu escolher!
- Não quero pegar trânsito!
- É mais prático!
- Minha família vai poder acompanhar o parto!

Ok, já prometi pra mim mesma que não vou julgar. Mas acho que ter um filho é muito mais do que um compromisso com hora marcada. Não é uma consulta médica ou dentária! Quero que meu filho venha ao mundo no momento em que ele estiver pronto para nascer. Nem um minuto a mais ou a menos. Quero que o meu corpo reconheça que ele já está prontinho para viver fora do ventre. Esse momento será mágico pra mim e pra ele. Vamos nos desvencilhar fisicamente, mas com o compromisso cumprido de ter oferecido o meu corpo como abrigo até o momento exato do nascimento. Isso pra mim significa "parto". Não estou preocupada com a dor, pois sei que ela faz parte desse processo de expulsão do bebê.

Hoje li uma matéria bem legal sobre parto normal com o obstetra plantonista. Vale a pena ler o relato.

Bjos,