Estou no 5º mês de gravidez, 25 semanas, e até agora vivi a farra de montar o enxoval do bebê. Uma coisa hoje, outra amanhã, um monte no mês passado...ufa! Mas é muito gostoso comprar roupinhas, escolher toalhas, jogos de berço...
Mas hoje me dei conta de que as roupinhas precisam ser higienizadas e não sabia como fazer isso!
Pesquisando na internet "peguei" as seguintes dicas:
Qual o melhor momento para lavar as roupinhas do bebê?
O período ideal é a partir do 7º mês. Daí você já vai arrumando a malinha para a maternidade. Já comprou os saquinhos para separar as roupinhas da maternidade? Então dá uma olhada
nesse post que fiz sobre esses saquinhos.
Qual sabão utilizar?
Tem que ser sabão específico para roupas de bebê, de coco ou neutro, pois possuem menos ácido na composição. É importante que o sabão seja suave e não deixe cheiro forte na roupinha do bebê, pois pode causar alergias. Segue alguns produtos fáceis de encontrar no mercado:
Pode usar amaciante nas roupas do bebê?
Não, nada de amaciantes, alvejantes, sabão em pó comum ou removedor de manchas. Dispense produtos químicos usados em roupas de adultos e até mesmo os produtos infantis, que devem ser utilizados somente a partir do quarto ou quinto mês, quando a pele do bebê fica mais resistente.
Pode usar máquina de lavar?
Não há nenhuma contra-indicação em usar a máquina de lavar. Porém, para as peças mais delicadas, prefira a lavagem à mão. O mais importante é caprichar no enxágue para que não fiquem resquícios do produto no tecido.
Pode usar secadora?
Não há nenhuma restrição quanto ao uso da secadora.
Tem que passar ferro?
Depende, se você secar no varal, é bom passar ferro. Mas quem usa a secadora, se você tirar assim que o ciclo de secagem terminar, as roupas só precisarão ser dobradas, pois estarão quentinhas e maleáveis.
Até a chegada do bebê, as roupinhas lavadas devem ser armazenadas em sacos plásticos para evitar poeira. Outro ponto importante é ter um balde separado para colocar as roupinhas sujas do bebê. Não é aconselhável misturá-las com roupas de adultos.
Essas dicas servem não só para as roupinhas do bebê, mas para todo o enxoval.
Fica a dica.
Bjos,
Rô