domingo, 19 de janeiro de 2014

Superando medos


Dizem que o primeiro passo para superar um problema é reconhecer que existe um problema.
Assim, ultimamente tenho pensado sobre alguns medos que andam me preocupando, pois acabaram crescendo e, agora, são quase um problema.
Vou começar pelo medo de tirar sangue. Sim, sei que não é uma coisa que as pessoas gostam de fazer, mas pra mim, que as vezes desmaiava, sempre era um problema. Na verdade, o medo de passar mal era sempre um problema, por mais que das ultimas vezes eu tenha sentido apenas uma leve tontura ou uma dorzinha de cabeça, meu coração disparava toda vez que ouvia que deveria fazer um exame de sangue. Daí ontem fui fazer um exame de sangue.
Na verdade fiz um drama para adiar o exame para a próxima semana, mas não teve jeito, meu marido insistiu e acabei indo. Fui disposta a enfrentar esse medo, afinal, ninguém morre por tirar sangue, não é verdade?
Assim que a enfermeira me chamou, fui de coração aberto, fechei os olhos, e me concentrei em contar os segundos...quando a coleta terminou e me levantei da cadeira já imaginando que suaria frio, ficaria tonta, mas NADA. Sai andando rápido, entrei no carro e comecei a comer o lanchinho que meu marido preparou. Não suei, não fiquei tonta, não desmaiei...tudo normal.
Passei o dia bem.
O pensamento é rei, basta não focar no pior e acreditar que tudo vai ser diferente, que vai ficar tudo bem. Funcionou! Um grande medo vencido!

Outro medo que estou tentando trabalhar é o de dirigir. Sempre dirigi, mas desde que o meu carro parou no meio da rua, fiquei com uma grande sensação de insegurança de que o carro pode parar novamente em qualquer lugar, incluindo os locais mais muvucados pelo transito de São Paulo. Daí, apesar de ter feito a revisão do carro, ainda fico com medo de que aconteça algum problema.
Mesmo sabendo que isso pode acontecer com qualquer motorista, fico com medo de que aconteça novamente...Se acontecer, é só ligar para o seguro, mas mesmo assim, sinto um enorme frio na barriga...mas não deixo de dirigir por isso, vou com um medinho, mas vou! Mais um medo que estou buscando vencer.

Outro medo é o de avião. Engraçado que já viajei muito, já fui pro Japão umas três vezes, mas só agora as turbulências me deixam muito desesperada. Nunca deixei de viajar por causa desse medo, mas fico bem tensa. Como vou viajar no começo de fevereiro, já comprei até um tranquilizante homeopático pra ver se consigo, ao menos, dormir durante a longa viagem. Nesse caso, é mais do que vencer o medo, e sim, aprender a lidar com ele. 

Por último, é o medo de passar mal e morrer. Sim, sei que se enquadra nos sintomas da síndrome do pânico, mas tenho ficado bem atenta a esses sintomas. Tenho ficado muito ansiosa desnecessariamente. Talvez, pelos momentos difíceis que passei nos últimos anos, mas que agora estão pedindo atenção. Mal estar e dores no peito sem nenhum diagnóstico médico, são claramente sinais de ansiedade excessiva. Mas como lidar com isso? Ainda não sei, mas tenho certeza que quando esses sintomas aparecem, é porque precisamos mudar nossas atitudes e tornar a vida mais leve. Já comecei a fazer todos os exames médicos para me convencer de que não tenho nenhuma doença, e também já mudei os hábitos alimentares. E assim, vou colocando a lupa nos medos e tentando entendê-los.

E você, já assumiu os seus medos?







Nenhum comentário:

Postar um comentário