terça-feira, 24 de setembro de 2013

O que fazer em Fortaleza: Parte 03

Uma coisa importante a se levar em conta ao viajar para Fortaleza é que, infelizmente, a maior parte das praias da capital são impróprias para banho. Sim, é verdade.
Isso não quer dizer que as praias sejam cheias de lixo, muito pelo contrário, achei a praia de Iracema super bem cuidada, porém, a água é contaminada pelo esgoto. É estranho olhar pra praia e não ver ninguém se banhando...mas essa é a realidade da capital cearense. A única exceção em Fortaleza é a praia do Futuro, que tem a água limpa, porém um mar super agitado! Aliás, os guias das excursões já avisam que, por ser mar aberto, as praias são perigosas pela força da correnteza. As barracas na Praia do Futuro tem uma super infraestrutura (veja na foto abaixo), o que eu acredito que é para compensar a pouca possibilidade de entrar no mar. Para quem vai levar crianças, as barracas contam com um mini parque aquático com piscina e tobogã, muito bom né?


Na Praia do Futuro, como gosto de caranguejo, fui direto na barraca Chico do Caraguejo. Comi uma casquinha de caranguejo divina, ostras fresquinhas e o delicioso camarão a tropical. Mega recomendo!

Eu sou daquelas pessoas que gostam de ficar horas na água, então pra mim foi um "baque" não poder curtir a água do mar em Fortaleza e na Praia do Futuro então, nem molhei os pés. Veja esta matéria sobre o perigo da Praia de Futuro.
Mas o que importa é se adaptar ao que encontramos né? Não vale a pena arriscar a vida em uma mar agitado. Então, uma opção abundante para os turistas é fazer os passeios para as praias fora de Fortaleza. Vou descrever os dois destinos que conheci e recomendo:

Canoa Quebrada

                          

Fica a 130 km de Fortaleza, cerca de 2 horas. O passeio dura o dia inteiro e pode ser agendado diariamente pelas muitas empresas de turismos que oferecem o translado com guia turístico. Para esse passeio, utilizei a empresa Nettour e gostei muito do serviço deles. O pacote custa 40 reais por pessoa e inclui transporte ida e volta do hotel até Canoa Quebrada, um guia muito bom, e a reserva na barraca Bom Motivo que tem um super estrutura na beira da praia de Canoa Quebrada. 
Chegando lá, não deixe de fazer o passeio de buggy para conhecer melhor a região, é muito divertido passear com o vento batendo no rosto, subindo e descendo dunas. 

                             
Se quiser ainda pode curtir a tirolesa ou o passeio de jangada. 
Preço: passeio de buggy custa 35 reais por pessoa.
Gostei da praia, apesar de não conseguir também ficar na água, pois o mar estava super agitado.

Morro Branco e Praia das Fontes



Fica a cerca de 85 km de Fortaleza. Pela agência Vitorino Turismo o pacote custa 35 reais por pessoas e inclui ida e volta em van ou micro-ônibus. O trajeto de ida dá cerca de 02:00, com direito a uma parada de 30 minutos em um centro artesanal de rendeiras, onde a mulherada pode comprar as famosas rendas artesanais de Fortaleza. A volta é mais rápida, e dá cerca de 01:30. Super recomendo também o passeio de buggy (custou 40 reais por pessoa) para conhecer as falésias de Morro Branco, com suas areias multicoloridas e também as dunas e fontes, que são lagoas calmas e limpinhas no meio das dunas.

Ficamos na barraca Augusto, que é confortável, tem um bom atendimento e a comida é ótima.
Ficam as dicas!
Super beijo,





Nenhum comentário:

Postar um comentário