Finalmente chegou o dia de conhecer Machu Picchu!
A maratona começou bem cedinho, pois pegamos o primeiro trem Vistadome saindo da estação de Poroy.
Porque comprar o VistaDome?
No site da Perurail você tem 4 opções de transporte até Machu Picchu (desconsiderando as opções de passagem que oferecem buffet! afinal, me desculpem os chiques e famosos, mas não dá né?). O meu critério foi a passagem que levasse o mais cedo possível à Machu Picchu, e o Vistadome 31 saí justamente no primeiro horário, às 06:40 da estação de Poroy e chegamos em Águas Calientes às 09:52. Pagamos 80 dólares somente na passagem de ida.Vejam o trajeto do trem saindo de Poroy em Cusco até Machu Picchu:
Na volta, compramos no trem Expedition 34 com saída às 16:43 de Águas Calientes e chegando em Poroy às 20:23. Pagamos 68 dólares na volta.
Eu, como sou desesperada por planejamento, pesquisei o trem, as entradas para Machu Picchu e as passagens áreas tudo ao mesmo tempo. Daí cruzei as informações para evitar desencontro de datas, e já saí comprando tudo de uma vez.
E olha, super dica pra vocês, eu conheci no hotel e até mesmo em outros passeios, várias pessoas reclamando que não conseguiram comprar as entradas para Machu Picchu, ou tiveram que pagar as passagens de trem super caras (378,50 dólares), porque não tinham comprado com antecedência.
Por isso, a dica é comprar tudo antecipadamente pelos sites:
Ingresso para Machu Picchu
Passagens de trem
Quando fiz a reserva no hotel, fechei os pacotes para excursão com transporte e guia para Cusco (falei em post anterior), Machu Picchu e Vale Sagrado.
Assim, a excursão para Machu Picchu contava com: transporte do hotel até a estação de Poroy e chegando em Machu Picchu encontramos com um guia bem legal, que falava espanhol e inglês, e na volta, quando chegamos na estação de Poroy, a excursão nos deixava no hotel. Super tranquilo!
Bom, a viagem de trem de Poroy até Águas Calientes é repleta de belas paisagens. Chegando em Águas Calientes, compramos o ticket de ida e volta no ônibus que nos leva à Machu Picchu. A viagem dura cerca de 15 minutos e achei bem tranquila. São poucos minutinhos, mas o coração dispara e dá um friozinho na barriga em saber que estamos chegando lá.
Bom, como chegamos cedinho, pegamos uma Machu Picchu vazia, ótima para tirar fotos e aproveitar com bastante calma toda a beleza do lugar.
Confesso que eu e meu irmão começamos acompanhando a excursão, mas depois fugimos e ficamos explorando por conta cada lugar. Fiquei muito emocionada, porque é tudo muito lindo!
Reforço a dica de chegarem cedo, pois até umas 13 horas, quando chegou a outra leva do trem, pudemos aproveitar com muita tranquilidade o lugar.
Em umas três horas já tínhamos visto tudo. Daí paramos e ficamos descansando e aproveitando o lugar, que tem até lhamas. Não comprei o ingresso para escalar a montanha Huaynapicchu, mas se você quiser conhecer a montanha, tem que comprar o ingresso "casado" de Machu Picchu e Huaynapicchu.
Um lugar imperdível e, sem dúvida, muito especial.
Mas não esqueçam de levar chapéu, óculos escuros, água, umas barrinhas de cereais e chocolatinhos, pois lá dentro não vende nadinha, e para comer e beber você tem que sair do sítio para ir às vendinhas que ficam em frente aos pontos de ônibus.
Na volta quando paramos em Águas Calientes, aproveitamos para conhecer uma feira popular ótima que tem por lá, onde comprei várias lembrancinhas a preços bem honestos.
Fica a dica,
Super beijo,
Rô