Recentemente, me pediram para criar uma arquitetura pedagógica para um curso técnico.
Em princípio, me pareceu uma coisa simples, mas ao me debruçar sobre essa atividade, percebi que é muito mais complexo do que eu havia imaginado. Mas isso por quê?
Vamos começar pela definição de arquitetura pedagógica:
“[...] um sistema de premissas teóricas que representa, explica e orienta a forma como se aborda o currículo e que se concretiza nas práticas pedagógicas e nas interações professor-aluno-objeto de estudo/conhecimento [...] constituída por um gama de elementos organizacionais, instrucionais, metodológicos e tecnológicos, os quais mantêm uma inter-relação”. (Behar, apud Almeida e outros, p.3)
Assim, podemos dizer que arquitetura pedagógica é uma combinação de estratégias, dinâmicas de grupo, softwares educacionais e ferramentas de apoio à cooperação, voltadas para o favorecimento da aprendizagem. Isso quer dizer pensar em todo o curso: aspectos organizacionais, conteúdos, metodologias e tecnologias utilizadas.
Como podemos perceber, é mergulhar na proposta inicial do curso e construir a sua estrutura teórica e operacional.
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