quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Receita de papinha para bebê


Chegou o momento do Miguel tomar a primeira papinha salgada! Depois de 15 dias só nas frutinhas, vamos agora para a etapa das comidinhas. Pesquisei bastante sobre o assunto e consultei a pediatra que me indicou uma combinação de verduras, legumes e carnes para preparar a papinha.
Confesso que tem mil formas de preparar a papinha, mas gostei muito (como sempre) da receita de caldinho de carne do blog panelinha da incrível Rita Lobo.
Fiz o caldinho e hoje vou misturar com batata e oferecer para o Miguel.
Não vou replicar a receita aqui (veja no link que indico acima), mas como dica, fiz apenas metade da receita e acrescentei bastante água no final do cozimento, pois a água indicada na receita praticamente evaporou! Rendeu cerca de 1 litro e para cada papinha vai uma quantidade pequena, então rende bastante.
O que achei legal desse caldinho é que o fato de usar carne com osso faz o caldo ficar muito mais forte e saboroso. Vale a pena testar.
Fica a dica,


domingo, 8 de novembro de 2015

Dicas de como dar frutas para o bebê


Após 6 meses de amamentação, chegou a hora de introduzir alimentos à rotina do bebê.
Não, não é nenhum capricho meu, e sim, recomendação médica, pois o leite materno não é mais suficiente para a alimentação do bebê.
Assim, o primeiro passo é começar pelas frutas duas vezes ao dia em horário de lanche. O que deve ser evitado são as frutas ácidas ou azedas como laranja, abacaxi, tangerina, etc. Para saber se a fruta está ácida ou azeda, sempre experimente antes de oferecer para o bebê. Eu comecei com banana, mamão, lima, manga, maça e pêssego. É só lavar bem a fruta e amassar com um garfo até virar um purê. Não tem segredo. E confesso que a fruta que foi mais difícil de o Miguel comer foi a banana, pois tem textura bastante viscosa e ele estranhou muito. A maçã raspadinha também não agradou muito, então resolvi fazer um suquinho com a maçã, e o Miguel adorou: é só descascar uma maçã pequena e passar no mixer ou liquidificador com a menor quantidade de água possível, ou seja, o suficiente para bater a maçã.
O Miguel gostou muito de manga e mamão, mas estou apresentando outras frutas pra ele. É importante que ele experimente outros sabores. Portanto, vá à feira e procure frutas frescas da estação e, de preferência, orgânicas.
Um ponto fundamental é fazer o teste de alergia, assim, a mamãe deve oferecer a mesma fruta por 3 dias seguidos, pois é preciso verificar se o bebê tem alergia a cada fruta, então, não esqueça desse detalhe.
O que ajuda bastante é a colher de silicone, pois é molinha e adaptável ao tamanho da boca do bebê.
Também não espere que de primeira o bebê como toda a papinha de fruta, tenha paciência e comemore cada colherada (sempre rasinha, nada de encher a colher). Não brigue ou force o bebê a comer, pois é importante que a alimentação seja associada a um momento alegre e nunca de estresse, bronca ou descontrole da mamãe. Além da colher de silicone, a cadeirinha para alimentação ajuda bastante a posicionar o bebê para a alimentação. Eu comprei essa cadeira do tigre e o Miguel adorou, é super confortável e divertida:


Ficam as dicas,

Bjos,