Sou uma mãe que tem todos os motivos do mundo para estar preparada para as gripes e resfriados, pois moro em São Paulo, e isso significa estar em contato com poluição, tempo seco e frio.
O Miguel está com 3 aninhos, e já perdi as contas das vezes que corri para o pronto socorro infantil com o Miguel com febre e catarro preso (já que criança não sabe expelir né?). E a bombinha para sucção é muito fraquinha para o catarro mais espesso.
A maior parte das vezes, os médicos receitaram amoxilina ou clavulin para resolver o problema do muco acumulado, mesmo sabendo que no raio x não apareceu nenhum problema no pulmão.
Sempre ficava chateada em ter que dar antibiótico a cada gripe do Miguel. Mas será que não tem outro remédio? Bom, todos os pediatras que consultei foram unanimes em dizer que não existe remédio com eficácia comprovada para gripes e resfriados em crianças, portanto, nenhum mucolítico deve ser receitado (nem pra adulto). A receita sempre é: água + controle de temperatura + inalação.
Ok, concordo 100% e faço isso sempre, mas de qualquer forma, mesmo com a hidratação e a inalação, o catarro continuava preso e acabava indo novamente ao pediatra que acabava receitando o antibiótico.
Porém, a última vez que fui ao pronto socorro, encontrei uma pediatra muito boa (de verdade) e ela viu que a febre do Miguel era por conta do catarro concentrado no nariz. Daí, ela fez o procedimento de injetar soro fisiológico com seringa em cada narina e o Miguel cuspiu e vomitou TODO o catarro preso. Foi um alívio imediato e a febre e mal estar dele passou.
O resultado é totalmente diferente de usar o spray de soro fisiológico, como o Salsep, que apenas umidifica, a seringa faz uma verdadeira lavagem nas narinas. No começo, foi meio assustador pra mim, pois dá a sensação de afogamento na criança, que chora, faz escândalo mesmo! Mas a notícia boa é que depois a criança se acostuma e fica mais fácil fazer a lavagem do nariz todos os dias.
O que você vai precisar? 2 seringas de 5 ml, soro fisiológico e CORAGEM!
Como fazer? Encha as duas seringas com soro, ponha o sue filho sentado no seu colo, tenha uma toalhinha para enxugar o que sair do nariz (e o que ele cuspir também) e coloque a seringa em uma das narinas e injete todo o conteúdo de soro. Geralmente, entra por uma narina e sai por outra. Caso não saia, pode ser que o seu filho engoliu, mas não tem problema. Repita o mesmo na outra narina e pronto!
Tenho feito isso diariamente, principalmente na hora do banho. O Miguel as vezes reclama, mas já está acostumado.
Juro pra vocês que é uma forma simples e incrível de aliviar a gripe e o catarro em crianças. Depois que comecei a fazer isso,não precisei mais levar o Miguel no pronto socorro.
Vale a pena ter coragem e tentar.
Dúvidas, postem aqui.
Beijos,
Rô