Adoro missô lámen! Ainda mais nesse período de frio aqui em sampa.
Com preguiça de ir ao bairro da Liberdade para comer um bom lámen (super indico a casa de lámen Momo, é um restaurante novo que serve basicamente lámen), eu resolvi testar algumas receitas e compartilho aqui a que super funcionou.
Esse é a receita do meu irmão que é expert em culinária japonesa (já trabalhou em um super restaurante japonês aqui em SP). Receita simples, prática e muito gostosa.
Missô lámen (receita para 3 porções)
Ingredientes:
1 cebola grande
1 cenoura grande
2 colheres de sopa cheias de missô
1 pacote de 10 gramas de hondashi
Moyashi (broto de feijão) e massa de peixe para enfeitar o prato
Cebolinha picada para enfeitar
**Eu comprei a massa fresca de lámen que vende em lojas de comidas orientais, mas você pode usar o macarrão que preferir.
Modo de preparar:
Coloque para ferver 1,5 litros de água com uma cebola cortada em 4 pedaços e uma cenoura cortada em rodelas. Deixe cozinhar por 30 minutos até a cenoura ficar macia. A ideia é fazer um caldo base para saborizar com o missô. Quando o caldo estiver pronto, coloque um cubo e meio de caldo de frango. Por que caldo de frango? Porque tem sabor mais suave que o caldo de carne, e isso evitará que haja conflito de sabores com o missô. Se você tiver em casa um caldo natural de galinha, pode utilizar (inclusive deve ficar mais gostoso). Após os cubos de galinha dissolverem, coloque cerca de 2 colheres de sopa de missô diluídos em um pouco de água (isso ajudará a evitar pelotas de missô no caldo) e coloque um saquinho de 10 gramas de hondashi (pó de peixe). Cozinhe a massa do lámen seguindo as instruções da embalagem. Depois monte os pratos colcando primeiro o macarrão, depois o caldo, o moyashi (em água fervente, coloque o moyashi e deixe cozinhar por cerca de 1 minuto apenas, se cozinhar mais do que isso, perderá a crocancia e ficará molengo), a massa de peixe fatiada e a cebolinha. Se preferir, pode colocar umas folhas de nori, ovos etc para enfeitar.
Dicas: é importante que você experimente o caldo e ajuste os ingredientes. Por exemplo, achou que ficou pouco missô, vai acrescentando mais aos poucos. Achou que faltou sal, vai colocando mais hondashi e experimentando. O segredo de uma boa receita salgada é experimentar e ajustar os ingredientes durante o preparo. Se tiver dúvidas, deixa um comentário aqui no blog.
Beijos e bom lámen.
Rô