Para quem não conhece, o Yakiniku é o churrasco japonês. É feito com a carne em fatias bem finas, pois quanto mais fina a carne, mais gostosa ela fica. E um dos segredinhos desse churrasquinho é o molho. E olha que eu já tinha tentado comprar esse molho pronto, mas não tinha o mesmo sabor que o verdadeiro molho yakiniku do Japão. Daí, um belo dia, pesquisando na internet, acho uma receita fantástica, pois fica igualzinho ao verdadeiro molho japonês. Fiz duas vezes e deu certo. Então, é hora de compartilhar essa receita fácil e super gostosa. Ah, e se você mora aqui em sampa, no bairro da Granja Viana tem um sacolão chamado "Saúde" e nele você pode encomendar as carnes para yakiniku, lá tem duas opções: filé mignon e contra-filé. Eu comprei as duas para experimentar, e sem dúvidas, o contra-filé fica muito mais gostoso, pois tem a gordura necessária para deixar a carne úmida e dar sabor (além disso, o contra-filé é bem mais barato).
Molho para Yakiniku
200 ml de água
200 ml de shoyu
40 gramas de cebola (meia cebola média)
10 gramas de gengibre picado (um pedaço de mais ou menos 5×2 cm)
100 gramas de maçã descascada e picada (uma unidade)
40 gramas de alho (uma cabeça inteira)
200 gramas de açúcar
1 colher de sopa cheia de pasta coreana de pimenta; se não tiver, use pimenta vermelha à gosto. A cor será um pouco diferente, já que a pasta tem uma cor intensa e textura que lembra goiabada cascão
50 ml de sake
20 gramas de sal
Bata tudo no liquidificador e leve ao fogo por 5 minutos. Se preferir um molho espesso, adicione amido diluído em um pouco de água. Conserva-se na geladeira bom um bom tempo, em um pote fechado.
Na hora de usar, misture e adicione óleo de gergelim, gergelim torrado, cebolinha-verde picada ou qualquer tempero que gostar. Se quiser um sabor ácido, junte vinagre. Se preferir mais salgado, junte mais sal ou misture um pouco de miso. Ou seja, as possibilidades são muitas.
Pessoal, agora deixo uma dica de quem já morou no Japão e sabe que o shoyu de lá é outra coisa, muito diferente das marcas nacionais vendidas aqui. Vale super a pena investir em um shoyu importado como o tradicional Kikkoman, ele não é tão mais caro que as marcas nacionais, e o sabor é bem diferente, muito mais saboroso e menos salgado. Se puder optar, não pense duas vezes, faz muita diferença:
Fica a dica,
Beijos,
Rô